Portal oferece mais de mil obras em acervo digital

O Ministério da Educação lançou esta semana o portal Domínio Público – www.mec.gov.br/dominiopublico, uma biblioteca digital que reunirá mais de mil obras literárias, artísticas e científicas da cultura universal. O acervo está a disposição da população para pesquisa, estudo e compartilhamento de informações.

As obras oferecidas pelo portal já são de domínio público ou têm autorização legal de divulgação e exibição por parte dos detentores de direitos autorais ou representantes legais. O MEC estabeleceu parcerias digitais com a

 

Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP); Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional; eBooksBrasil; Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Project Gutenberg e Phoenix-Library. Além disso, oferece links para os portais de outras bibliotecas virtuais internacionais, como a Digital Library of India; Les classiques des sciences sociales e World Book Library.

Acervo – O acervo do portal será composto por:
· romances, crônicas e poesias de autores brasileiros, portugueses e representativos da literatura universal e de todas as épocas;
· livros e publicações em diferentes áreas do conhecimento universal, como filosofia, história e ciências;
· teses e dissertações produzidas nas universidades brasileiras, por brasileiros em universidades no exterior ou sobre o Brasil.

 

O acervo de imagens vai abranger:
· fotografias que sejam registros da população, da arquitetura e da natureza do Brasil, além da história econômica, política, social e cultural do País em épocas distintas;
· mapas históricos, topográficos, geoeconômicos, políticos e populacionais do Brasil;
· registro fotográfico dos acervos pictóricos, gráficos e esculturais dos museus de belas artes e dos memoriais brasileiros.

Comporão o acervo fonográfico:
· gravações antigas ou atuais que representem os diversos ritmos musicais e as canções populares do Brasil;
· registro fonográfico das execuções musicais da obra de compositores brasileiros ou estrangeiros representativos da cultura universal por orquestras sinfônicas e conjuntos musicais brasileiros.

 

O acervo multimídia oferecerá aos internautas:
· programas produzidos pela TV Escola/MEC;
· documentários sobre a cultura, a sociedade, a economia e políticas brasileiras;
· entrevistas com personalidades brasileiras ou estrangeiras de destaque nos planos cultural, artístico ou científico;
· filmes representativos da cinematografia nacional.

Conheça: Portal Domínio Público – www.mec.gov.br/dominiopublico.

Fonte: MEC

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn