Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Progressão

Postura incorreta pode prejudicar a coluna no futuro

Por Gerson Monteiro

Com a volta às aulas, livros, cadernos e apostilas preenchem o dia a dia dos estudantes. Para ir bem durante todo o ano letivo, vale tudo. Estudar em casa, na cama, no ônibus, no metrô. Mas, na hora do estudo, é preciso ficar atento também aos erros posturais.

Os números comprovam que a postura é um fator importantíssimo contra os problemas de coluna. Cerca de 25% do risco de dor estão diretamente relacionados a erros cometidos ao sentar, levantar, realizar trabalhos por longos períodos, além de carregar mochilas e outras atividades rotineiras.

Quem passa horas na frente do computador, por exemplo, deve tomar alguns cuidados básicos para não ter dores nas costas. Para permanecer em uma posição correta, a coluna deve ficar firme e ereta, em um ângulo de 90º em relação aos quadris, os pés devem ficar apoiados firmemente no solo e o pescoço, reto.

O reumatologista José Goldenberg, diretor da Clínica Reumatológica Goldenberg e autor do livro Coluna Ponto e Vírgula, da Editora Atheneu, alerta para esses e outros erros cometidos que acabam prejudicando a coluna. “Além da preocupação com as costas e pés, quem fica muito tempo sentado, seja em frente ao computador ou em uma mesa estudando, deve prestar atenção também nos joelhos e braços. Os joelhos devem estar posicionados um pouco acima do nível do quadril e os braços devem ficar relaxados, junto ao corpo, e com os cotovelos apoiados na mesa ou nos braços da cadeira”, afirma.

O reumatologista explica que o ambiente deve se adaptar sempre ao corpo humano e não o contrário. “Toda vez que projetamos o corpo para frente, aumentamos a carga no disco intervertebral. Os jovens que estudam sentados, por exemplo, não devem projetar o corpo para frente. Já quem estuda deitado, reduz os riscos de lesão na coluna lombar”, explica o médico.

Mesmo assim, quando o estudante lê deitado, deve preferir a posição de barriga para cima e evitar ficar de bruços, apoiado nos braços. “Isso pode prejudicar a coluna cervical”.

Dicas Posturais:

Mochilas
O peso da mochila nunca deve ultrapassar 15% do peso da criança ou do adolescente; sempre apoiá-la nos dois ombros, dividindo o peso; posicioná-la sempre próxima às costas, com as alças ajustadas.
Computador
Permanecer com a coluna ereta e o pescoço reto; deixar os joelhos um pouco acima do nível dos quadris, cm os dois pés apoiados no chão; os punhos devem ficar apoiados na base do teclado; a cada 40 minutos levantar para esticar o corpo.
Cama
Evite ficar de bruços. Prefira ficar de lado ou de barriga para cima e, ao levantar, apoiar-se nos braços.

Dicas Gerais
Sempre que estiver em pé – em um ponto de ônibus ou conversando com amigos – mantenha a coluna reta e coloque um pé em frente do outro, e não em linha paralela, aliviando o peso na coluna lombar;
Nunca dobre a coluna para frente, sentado ou de pé. Esse ato aumenta a pressão sobre o disco vertebral; Evite permanecer estudando em uma mesma posição por mais de 30 minutos;
Não levante bruscamente;
Evite torção ou rotação da coluna;
Sempre que possível coloque a mochila, mala ou mesmo apostilas a uma altura mínima de 70 cm do chão, assim, você não precisa se agachar demais quando for pegá-los;
Quando for levantar algum objeto um pouco mais pesado, como livros ou cadernos, mantenha-os sempre próximo ao seu corpo, diminuindo a sobrecarga;
Uma boa noite de sono é fundamental para o vestibulando.

Para Descansar

Veja as Dicas: Um colchão firme, mais resistente, é recomendável (o que não significa que você deva dormir em um colchão duro como uma tábua); O colchão deve ser mudado de posição a cada quatro meses para manter a estrutura; O travesseiro não deve ser muito alto (os recomendados são os de estrutura firme ou os de pena de ganso).

Fonte: Portal Terra