Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Progressão

Processamento Auditivo é tema do primeiro Tutoria 2018

O projeto Tutoria deu início às atividades de 2018 com o tema “Transtorno do Processamento Auditivo Central” no último sábado, 19.  A fonoaudióloga Aline Crato, especialista em Ciências da Reabilitação foi a primeira convidada e falou de como identificar e criar estratégias para auxiliar o aluno em sala de aula.

O Transtorno Auditivo é uma falha que acontece na capacidade da criança de localizar a fonte sonora e reconhecer o som na presença de um ruído, por exemplo: diferenciar uma palavra similar a outra ou até mesmo distorcer o entendimento dentro da sala de aula.

“Todas as habilidades vão proporcionar que a criança tenha a compreensão da mensagem e se alguma falha ocorrer nessas habilidades – reconhecer o som na presença do ruído – a criança não vai ter a compreensão”, afirma a fonoaudióloga Aline Crato.

A Aline ressaltou a importância de que após os sinais percebidos é importante procurar uma equipe especializada, normalmente composta por otorrinolaringologista, neurologistas, fonoaudiólogos e profissionais da educação, para orientar a família e conduzir um diagnóstico. Para a orientadora do berçário da unidade de Taubaté, Vera Gonçalves, é fundamental estar em alerta com os indícios na criança.

“Foi muito produtivo o aprendizado do sistema auditivo, principalmente aos educadores e pra mim que cuido do berçário e sempre preciso estar atenta aos cuidados”, diz Vera.

O Tutoria tem o objetivo de conectar professores e profissionais capacitados, para compartilhar novos conhecimentos e experiências.  Para o educador é de fundamental importância conhecer diferentes situações do dia a dia para que possa lidar da melhor maneira nos acontecimentos.