Professores do Progressão participam do Projeto Formar

Os Professores do Colégio Progressão participaram no último sábado (29) do Encontro de Formação de Professores (Formar), realizado na sede do Colégio Poliedro, em São José dos Campos (SP).

De acordo com a organização, o encontro reuniu 250 educadores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema de Ensino Poliedro (SEP).

A palestra de abertura foi conduzida pelo doutor em Educação César Nunes. O educador ressaltou que o sistema educacional precisa ser mais inclusivo e acolhedor. “A educação brasileira precisa de muitas mudanças. Nós precisamos universalizar o acesso das crianças, precisamos gerar uma qualidade social das escolas”, disse.

César valorizou a necessidade das relações humanas na escola e mostrou o quanto o professor é peça fundamental nesse processo de remodelação da educação. “Mas a relação que mais precisa mudar é a relação humana. Os professores precisam acreditar no protagonismo da criança. Porque algumas coisas dependem da secretaria, da direção, da mantenedora. Outras mudanças dependem do professor”, explanou o educador.

Quem assistiu a palestra entendeu que o processo de humanização dentro das salas de aula requer esforço de todos os lados. O maior desafio está nas mãos do professores em tornar a sala de aula mais inclusiva. “Ensinar para aluno que sabe para aluno que estuda é muito fácil. Nossa maior habilidade e competência a ser desenvolvida é exatamente ajudar alunos (com dificuldade) a se reconhecerem competentes”, disse Marisa Tunini, professora do Ensino Fundamental II – Colégio Progressão Unidade Taubaté.

“Como professores, precisamos pensar na educação muito além do que só a teoria ou passar conceitos. Precisamos enxergar o aluno como uma pessoa que tem sentimentos. Entender que o aluno se apega muito mais e aprende muito mais se ele tiver a ligação afetiva com o professor”, disse Vanessa Dias, Professora do Ensino Fundamental II – Colégio Progressão Unidade Taubaté.

Após a abertura, os professores foram direcionados às reuniões de cada segmento educacional que abordaram as principais mudanças que ocorrerão no ano letivo de 2017 do SEP.

Projeto Formar

O projeto Formar é realizado todos os anos pelo Sistema de Ensino Poliedro. É uma oportunidade para educadores conhecerem os novos caminhos e tendências pedagógicas por meio da realização de cursos e palestras com foco em propostas metodológicas do SEP.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn