Professores do Progressão realizam palestra em escola pública de Taubaté

Por Gerson Monteiro

Os professores Holanda e Mário, do Ensino Médio do Colégio Progressão, realizaram uma palestra na Escola Estadual Comendador Teixeira Pombo na manhã da última quarta-feira, dia 20 de abril. À convite da direção da escola, conversaram com os alunos sobre temas da atualidade, como o petróleo e a privatização de estatais brasileiras.

Participaram da palestra os alunos do ensino médio, professores, coordenação e direção da escola. Cerca de 150 pessoas ouviram a exposição dos palestrantes. Segundo a diretora da Teixeira Pombo, Alexandra Hirano, o evento foi fundamental para o projeto desenvolvido na escola. “Projeto Água Viva” é uma iniciativa da escola para conscientização dos jovens na preservação do meio ambiente e riquezas naturais de nosso país.

O professor de História Holanda Mendes Jr. iniciou a palestra com uma dinâmica, chamando a atenção do alunos para sempre “duvidar, questionar a informação”. “É preciso sempre se posicionar diante da situação”, frisou. Seu enfoque foi a importância da Petrobras para o país, sua capacidade de exportação e tecnologia nacional.

 

 

Mário Crescêncio, professor de Química, falou sobre a os termos técnicos que envolvem a tecnologia petrolífera brasileira, alertando para os efeitos agressivos que envolvem a não-proteção ao meio-ambiente e finalizando com uma explanação sobre a recusa dos Estados Unidos em participar do Protocolo de Kyoto.

 

 

Durante toda a “aula aberta”, no ginásio da escola, os alunos permaneceram atentos e participaram ativamente dos questionamentos levantados pelos professores.

Após a palestra, a empolgação de toda equipe da escola Teixeira Pombo se estendeu durante todo café oferecido pela direção.

O Colégio Progressão agradece à Escola Estadual Comendador Teixeira Pombo pelo convite e sente orgulho em fazer parte desse projeto pela preservação das riquezas naturais de nosso país.