Professores e coordenadores marcam presença no evento

No último mês, professores e coordenadores da educação infantil das unidades de Pindamonhangaba e Taubaté participaram do 4º Encontro Ético Interage, em São Paulo.

No último mês, professores e coordenadores da educação infantil das unidades de Pindamonhangaba e Taubaté participaram do 4º Encontro Ético Interage, em São Paulo.

O tema deste ano foi “Avaliação: caminhos para a intervenção pedagógica”, sobre o qual foram desenvolvidas várias palestras e oficinas. Para a coordenadora Maria Isolina, o encontro foi muito bom, em especial a palestra. “A avaliação no cotidiano da sala de aula”, na qual a palestrante Ângela Correa da Silva, mestra em educação, explicou que o professor deve ficar atento, no dia-a-dia, como está o rendimento do aluno, e não deixar para avaliá-lo no dia da prova.

“Eu adorei essa palestra, pois ela enriqueceu o que já aplicamos no Progressão. Nós trabalhamos as habilidades e competências do aluno, sem deixar para avaliá-lo em um único dia, pois acreditamos que é muito importante o professor conhecer seus alunos”, conta a coordenadora. “As vezes, a ideia de que o aluno será avaliado o bloqueia e o impede de ter um bom rendimento, mesmo sabendo a matéria”, completa. Lembra também que no Progressão as Verificações de Estudos ajudam a diminuir esse problema: “com as avaliações semanais, é mais fácil perceber se os alunos estão aprendendo a matéria”.

As professoras Bruna e Tallita também participaram do evento, e comentam que a oficina dirigida aos professores da educação infantil, que teve como foco “o processo e o tempo da criança”, gerou momentos de trocas de experiências e reflexão. “A avaliação, segundo esse ponto de vista, serve para identificar evoluções nos mais variados aspectos, como o desenvolvimento social, autonomia entre outros. Além disso, a avaliação ajuda o professor a rever as necessidades individuais dos alunos”, explicam as professoras.

O Sistema de Ensino Ético, usado com os alunos da educação infantil e do ensino fundamental I, foi o organizador do encontro, que está na quarta edição e tem por objetivo promover o desenvolvimento pessoal, atualização profissional e aprimoramento de gestores, educadores e professores, pela discussão e reflexão sobre a prática pedagógica.


Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn