No Colégio Progressão, o ensino de idiomas é pensado como uma ferramenta para ampliar horizontes e preparar os alunos para o mundo. A proposta é oferecer uma formação que conecte culturas, abra possibilidades acadêmicas e desenvolva competências para a vida, seja no Brasil ou no exterior.
É nesse contexto que se destacam os programas de idioma, pensados para atender diferentes objetivos e fases da trajetória escolar.
Um deles é o High School, que permite aos alunos cursarem, simultaneamente, o Ensino Médio brasileiro e o currículo do Ensino Médio dos Estados Unidos.
“É como se fosse uma escola dentro de outra escola. Ao final da 3ª Série, os alunos conseguem conquistar dupla certificação. Então eles saem com o diploma do Ensino Médio do Brasil e dos Estados Unidos, e com isso tem a possibilidade de aplicar para faculdades no exterior”, explica Ana Paula Andrade, orientadora pedagógica de linguagens do Colégio Progressão.
Outro pilar importante é o programa Every Day English, que tem como foco o uso do inglês de forma prática e contextualizada. As aulas priorizam o inglês aplicado ao cotidiano dos alunos, que favorece a comunicação e a compreensão em situações concretas.
Siga o Colégio Progressão no Instagram, no TikTok, no Facebook e no YouTube.
O material adotado, da National Geographic, contribui ao integrar temas culturais, sociais e ambientais, trazendo uma visão global para dentro da sala de aula e enriquecendo o repertório dos estudantes.
Além disso, o programa também oferece certificações internacionais, como o TOEFL. Desde o início do curso, os alunos são orientados e preparados para que, ao final de cada ciclo, possam realizar os exames e conquistar uma certificação reconhecida mundialmente, que comprova a proficiência no idioma.
O ensino de espanhol também faz parte dessa proposta de formação, como destaca Ana Paula. “O espanhol é a segunda língua mais falada mundialmente por nativos. Tem uma questão cultural de conhecer nossos países vizinhos, é uma língua muito similar ao português, então a torna uma língua super atrativa de aprender”.
“A gente sempre tenta transformar o ensino de idiomas em um aprendizado que que seja para expandir horizontes seja no Brasil ou mundo a fora”, completa.





