Progressão promove o projeto Troca de Saberes para professores

Início do seminário com as professoras Karyne e Mariana.
Na última terça-feira, 4 de agosto, o Colégio Progressão realizou a primeira edição do Troca de Saberes em 2020. Com o tema “Diálogos de aprendizagem: inovação e metodologias ativas”, o evento contou com a participação de mais de 90 professores na plataforma online. As palestrantes Profª Ms. Karyne Maurmann e Profª Mariana Marques dos Santos, dividiram suas experiências e metodologias com os colegas no objetivo de incentivar o protagonismo do aluno em sala de aula.
Com o estímulo à aplicação de metodologias, os professores da rede pública e privada compartilharam conhecimentos e qualidade de aprendizagem de ensino de diferentes cidades do Estado de São Paulo.
Para a professora Karyne Maurmann, a metodologia ativa está ligada exclusivamente a participação dos alunos durante o processo. “É preciso ter a participação dos estudantes para que faça sentido o conteúdo que estamos trabalhando. Não é dar uma aula e os alunos apenas decorarem mas, sim, participarem do método”, diz.

A professora Mariana Marques ainda ressaltou a importância de dar alternativas para o professor ser autor de cada turma. “Oferecer para o professor a maior quantidade possível de estratégias para que ele possa fazer a escolha. Quando a gente vai conceber uma prática de metodologia ativa é importante fazer de uma maneira pela qual o professor possa escolher as etapas significativas”, afirma.
O encontro teve a apresentação do maestro e professor Willians Jobair, que tocou canções clássicas no violino,

Para finalizar o evento, a atriz e professora Luciana Monteiro, interpretou a letra da música Mais Bonito Não Há de Tiago Iorc e Milton Nascimento. “Acreditar sempre na relação humana das pessoas, no afeto e no carinho. Um dia melhor do que hoje e depois, depois e depois…”, finaliza a professora.