Projeto da educação infantil de Pindamonhangaba conquista prêmio nacional

O projeto Mala das Emoções, criado pela professora Glaucyani Pereira, da Educação Infantil, conquistou o Prêmio Excelência 2018 do Sistema de Ensino Poliedro – que destaca as melhores práticas pedagógicas executadas pelas unidades parceiras de todo o país.

A iniciativa do projeto veio de uma demanda de sala aula e trata dos sentimentos alegria, tristeza, calma, raiva e medo. De acordo com a professora, uma aluna sentia medo de executar atividades sozinhas em casa, ao saber da dificuldade da mãe em lidar com a situação, os alunos e a professora criaram uma “poção mágica” para espantar o medo e ao usá-la a fobia iria embora.

Para a mãe da aluna envolvida ao projeto, o Mala das Emoções ajudou muito a filha a superar o medo a partir do imaginário, criando coragem para enfrentar os obstáculos da sua idealização. “Melhorou bastante porque hoje em dia ela fica mais tempo sozinha no quarto dela, não tem mais medo de tomar vacina e consegue dormir melhor sozinha”, completa Marisa Siqueira.

A professora Glaucyani conta que a primeira etapa do trabalho foi a Mala das Emoções. A cada sexta-feira uma criança levava para a casa e trazia para a escola na segunda com um objeto que tinha algum valor sentimental.

“Na roda que nós fazíamos pudemos trabalhar as emoções de alegria que eram fotos de lembranças boas, com o sentimento de saudade de pessoas que partiram”, relata a professora.

Já na segunda etapa do projeto foi o livro “Douglas quer um abraço”, a história de um urso que procurava o abraço da mãe. As crianças confeccionaram um personagem (Douglas) feito de feltro e levavam para a casa para ler com os pais e registravam qual era o melhor abraço da família.

“A escola deve continuar com esse tipo de projeto para que possa sempre estar incentivando a melhorar o convívio do aluno com outras pessoas. O medo ele interrompe muita coisa, limita na amizade, no trabalho, no psicológico, então eu acho que esse projeto é de grande valia”, finaliza a mãe Marisa.

Mala das Emoções foi apresentado aos pais e visitantes da Retrospectiva em 2017, a mostra anual de projetos do Colégio Progressão. Os vencedores de todas as categorias do Prêmio Excelência 2018 foram conhecidos na noite da última sexta-feira, 24, durante o Encontro de Liderança, em São Paulo, realizado pelo Sistema de Ensino Poliedro.

Matéria atualizada em 25/8/2018, às 7h11.