Reduzir, Reutilizar e Reciclar – Os três Rs que fazem diferença!

Separando o lixo.

Quando falamos em ações ecológicas para o lixo, a primeira coisa que nos vêm a cabeça é RECICLAGEM. No entanto, antes de pensarmos nela, é preciso analisar a possibilidade de REUTILIZAR o produto que vai para o lixo. Pois, mais importante do que fazer a coleta seletiva é REDUZIR o volume de lixo produzido.

Gerando menos lixo
1 – Muitas partes descartadas dos alimentos são, na verdade, fonte de muito valor nutritivo. Folhas, talos, cascas e sementes podem ser usados em receitas, evitando o desperdício e o aumento de lixo.
2 – O lixo orgânico pode gerar adubo ou produzir energia e o resto reciclado, reduzindo a necessidade de extração de recursos naturais.
3 – Leve sua própria sacola ao fazer compras, evitando usar mais sacolas fornecidas pelos supermercados. Esse tipo de plástico, que em sua grande maioria vai parar nos lixões, leva 450 anos para ser desintegrado.
4 – Vários produtos de consumo diário são oferecidos na versão refil. A embalagem de refil utiliza menos recursos para ser produzida e é mais facilmente reciclável, além de ser mais barata. Da próxima vez que fizer compras, procure o refil do café solúvel, da maionese, do xampu, do detergente…

Separando o lixo
Um pouco de café ou gordura (como margarina ou maionese) pode inutilizar vários quilos de papel para reciclagem, por isso, separe corretamente o lixo evitando que resíduos orgânicos possam danificar o lixo seco. Para que a reciclagem do lixo possa ser feita, o primeiro passo deve ser dado por você: a separação correta do lixo seco e do lixo orgânico.

1 – Entre em contato com uma cooperativa de catadores e combine um dia da semana para que ela colete os materiais recicláveis que você armazenar.
2 – Pilhas e baterias não devem ser descartadas em lixo comum, pois possuem componentes químicos que contaminam o solo e as águas, causando grandes danos à natureza e aos seres vivos. Separe as pilhas e baterias e procure um posto de coleta existente em sua cidade.
3 – Quando trocar seu telefone celular, descarte seu aparelho antigo, as baterias e o carregador num posto de coleta junto à loja de sua operadora.
4 – Muitas farmácias já oferecem quiosques de coleta para embalagens de remédios, seringas e medicamentos vencidos. Utilize esses postos ao invés de descartar medicamentos no lixo comum.
5 – Tenha sempre no seu carro uma sacolinha para o lixo. Jogado nas ruas esse lixo causa problemas para todos. Exija do poder público a instalação de lixeiras e conscientize quem você puder!

Algumas dicas sobre o uso do papel
1 – Use frente e verso dos papéis
2 – Corte papéis usados em pedaços menores e utilize para rascunhos, recados e lembretes.
3 – Dê preferência ao envio de arquivos digitalizados por e-mail.
4 – Recuse folhetos de propaganda se esses não forem interessantes para você, pois vão gerar apenas mais lixo.
5 – Mande o papel usado para reciclagem. Assim, além de gerar menos lixo, você contribui para diminuir a derrubada de árvores.

Leia mais
Cuidar do Meio Ambiente é dever de todos nós
Economize energia para ajudar o planeta e o seu bolso
Reduzir, Reutilizar e Reciclar – Os três Rs que fazem diferença!
Construção consciente leva em conta as cores da casa
Qual é a sua pegada ecológica?

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn