Relação candidato/vaga é a menor desde 2006

Vestibular é o menos concorrido desde 2006 e a maioria dos matriculados são da lista de espera.

Neste vestibular de meio de ano cada vaga é disputada por 12,6 candidatos. Nos últimos dois vestibulares do mesmo período, este número foi de 14,6 e 13,9, respectivamente. Assim, os inscritos na Unesp têm duas boas notícias: este vestibular será o menos concorrido desde 2006 e a maioria dos matriculados são da lista de espera.

A universidade acredita que a redução foi resultado da diminuição do número de treineiros, 31% menor do que em 2008. A explicação para este fato é a alteração do vestibular tradicional. “O aluno pensa: se é para treinar vou treinar com base em que?”, comenta o professor da Unesp em Tupã, Leonardo Barros Pinto.

O vestibular começa neste domingo (5/7) e vai até terça-feira. No primeiro dia serão 84 testes de sete disciplinas, no segundo 25 questões discursivas, e no último, questões dissertativas de português e uma redação.

Este vestibular será o último da universidade feito em fase única. No fim do ano, será implantada a segunda fase para os quatro candidatos por vaga de cada curso.

Vestibular 2010 – no final do ano
A primeira fase terá 90 testes divididos em matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens, com inclusão de conteúdos sobre arte, educação física e filosofia. Esta fase será eliminatória e valerá 50% da nota final dos candidatos.

Na segunda fase, serão dois dias de prova, sendo que o primeiro terá 24 questões discursivas divididas entre ciências humanas, ciências da natureza e matemática. E no segundo dia serão questões de linguagens e uma redação.

Desta forma, a preparação para o vestibular deve ser intensificada para que o candidato garanta um bom resultado.

Com informações da Folha de S. Paulo

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn