Simulação da ONU terá sua 4ª edição em junho

14 alunos do Progressão devem participar do evento neste ano.

O PoliONU consiste em uma simulação das Organizações das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo fazer com que os alunos conheçam os problemas mundiais e o papel das relações internacionais na solução. O evento é focado nos estudantes do ensino médio, mas os alunos do curso pré-vestibular também podem participar.

O Colégio Progressão estará presente pela terceira vez no evento, com 14 alunos inscritos. “Nossa atuação no PoliONU cresceu bastante e esperamos que os alunos aproveitem a oportunidade para aprenderem mais sobre os assuntos da atualidade”, comenta a coordenadora do curso pré-vestibular, Esmeralda Pucinelli.

Os estudantes da Turma Med, Kang Young Lee e Camila Stella Dias, participaram do PoliONU no ano passado e afirmam que foi uma experiência muito boa. “Aprendi a lidar formalmente com as pessoas e tive uma noção sobre a economia mundial”, diz Kang. De acordo com os estudantes, a melhor parte do evento foi o momento em que a organização colocou um problema para resolução, a crise econômica.

Os alunos falam que a importância da reunião está na experiência que ela produz, no contato com novas pessoas e na possibilidade de se obter uma visão mais ampla das relações mundiais. Em decorrência disso, estão ansiosos para participarem novamente.

Os tópicos que serão debatidos nos comitês são escolhidos pela comissão organizadora em parceria com os professores. “Buscamos assuntos atuais e interessantes, que estejam na agenda de discussões da ONU, ou, no caso do comitê histórico, que sejam importantes para entender o mundo de hoje”, explica Amanda, secretária acadêmica do PoliONU de 2009. A expectativa da comissão organizadora para este ano, é que o evento cresça e mantenha a qualidade acadêmica das edições anteriores, incentivando os participantes a conhecerem as relações internacionais e os assuntos atuais.

“O estudo dos temas sempre ajuda os alunos a entenderem melhor as aulas de história, geografia, além de fornecer uma boa base para que eles escrevam redações mais completas, fazendo com que pensem criticamente sobre o tema e formem uma opinião própria”, completa Amanda.

O evento acontecerá no Colégio Poliedro, em São José dos Campos, durante os dias 11 e 14 de junho.

Confira os assuntos de cada comitê:
AGNU – Prevenção de uma corrida armamentista no espaço
CSH – Guerra na Bósnia
CSNU – Conflito na África – Chifre da África
PNUMA – Lixo nuclear
UNODC – A influência do narcoterrorismo no poder Estatal
IMPRENSA

Mais informações sobre o PoliONU pode ser obtidas no site www.sistemapoliedro.com.br/polionu.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn