Sistema revela se aluno copiou trabalho da web

Um sistema que identifica textos e informações copiados da internet em trabalhos de estudantes foi apresentado esta semana durante um evento na universidade britânica de Northumbria.

O Sistema de Alerta contra Plágios (Plagiarism Advisory Service, em inglês), criado pelo Comitê de Sistemas de Informações Conjuntas (JISC), possui quatro bases de dados que confrontam as informações presentes nos trabalhos dos estudantes com fontes eletrônicas, além de materiais de outros alunos e instituições.

O serviço varre cerca de 4,5 bilhões de páginas na internet e identifica se os materiais têm ou não proteção de direitos autorais e se pertencem a serviços de assinatura. A base dos sistema está localizada no Reino Unido e pode ser acessada a partir de um navegador padrão.

O JISC espera que este serviço seja útil para que instituições e professores possam prevenir com maior facilidade o plágio de informações, já que ele informa também sobre direitos autorais e dá dicas de procedimentos. Os criadores não têm intenção inicial de comercializar o sistema.

O Sistema de Alerta contra Plágios foi apresentado durante a conferência “Plágio: Prevenção, Práticas e Políticas”, que aconteceu esta semana no Reino Unido. O evento é direcionado a educadores e tem a intenção de discutir práticas, estimular a discussão sobre o tema.

Fonte: IDG Now

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn