Solidariedade marca evento em Pinda

Edição 2009 contou com novidades como a doação de sangue e arrecadação de produtos de higiene pessoal.

Na semana passada o colégio parou suas atividades de sala por um dia para a participação dos alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental na Gincana Progressão 2009 (Ginpro).

“O evento, que está na quarta edição na Unidade Pindamonhangaba, tem o objetivo de promover a interação dos alunos em uma competição solidária”, explica a coordenadora Isolina. Os alunos foram divididos em cinco equipes (azul, amarelo, verde, vermelho, branco) e tiveram que cumprir várias provas, que começaram no dia 13 de maio e acabaram no dia 20. Cada tarefa valia uma pontuação para as equipes.

O ponto alto da gincana foi solidariedade, através da arrecadação de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, e agasalhos para doação. Ao todo foram arrecadados mais de 600 quilos de alimentos e quase 5 mil peças de roupa. As doações serão encaminhadas para o Lar Irmã Júlia, Lar São Judas Tadeu e Lar São Vicente de Paula.

A gincana teve grande participação dos alunos, que se envolveram em todas as provas e brincadeiras, como ir para a escola com a roupa no avesso ou com o tênis trocado, por exemplo. No último dia de disputa, durante toda a manhã, as cinco equipes tiveram uma lista de tarefas para cumprir, que foram desde um grito de guerra até a releitura da obra “Retirantes”, de Portinari.

Foi um dia de diversão, no qual os alunos agitaram suas torcidas, se vestiram com as cores da equipe e foram brincar. Claro, sem esquecer do objetivo principal da gincana. O aluno Vitor Ramos, do 9º ano, coordenador da equipe vermelha, contou que para cumprir a meta de arrecadação de alimentos, cada integrante da equipe trouxe um pouco de coisa e no final de semana alguns alunos foram para a rua arrecadar mais mantimentos. “O mais importante da Ginpro é a doação de alimentos para as pessoas que precisam, e isso também é o mais legal”, completa Vitor.

A novidade deste ano foi a doação de sangue, as equipes tinham que trazer o comprovante de pessoas que doaram sangue nos últimos 60 dias. Para a coordenadora Isolina, apesar do número reduzido de doações (11 no total), este foi o primeiro passo. “O interessante é que os pais foram doar sangue para as equipes, se envolvendo com o projeto da escola”, comenta animada.

No final da manhã do dia 20, foi somado o total de pontos que cada equipe conseguiu ao longo da gincana. A equipe branca foi a vencedora, com 3101 pontos. Até a premiação será solidária, quando os alunos receberão no colégio as crianças do Lar Irmã Júlia para um lanche coletivo e uma tarde de brincadeiras.

O Colégio Progressão parabeniza alunos, pais, familiares, professores e funcionários pela participação e empenho na realização das provas.

Resultado final:
1º Lugar –  Branca | 3101 Pontos
2º Lugar – Azul | 2904 Pontos
3º Lugar – Vermelha | 2230 Pontos
4º Lugar – Amarela | 1787 Pontos
5º Lugar – Verde | 1728 Pontos

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn