Tutoria aborda Estratégias Sensoriais para sala de aula

O sistema sensorial foi o tema do workshop Tutoria, no sábado 8 de abril. A Terapeuta Ocupacional Ana Luisa Campos abordou “Estratégias Sensoriais para sala de aula”, visando contribuir com práticas para o melhor desenvolvimento das crianças.

Sistema Sensorial é a forma como o corpo se comunica com o sistema nervoso central. É desta forma que o cérebro administra a entrada de estímulos externos.

A capacidade do cérebro organizar informações e as sensações do próprio corpo em relação ao ambiente são utilizadas para o desenvolvimento motor, qualidade do aprendizado, da concentração e atenção das crianças.

Ana Luisa Campos deu exemplos aos docentes de práticas simples e que fazem a diferença no comportamento e na produtividade dos alunos. Um dos exemplos foi para que os professores antes de começarem as atividaes do dia exponham aos alunos o que eles farão ao longo do período. Desta forma, é possível facilitar o entendimento da rotina, da ordem de acontecimento de casa atividade, além de diminuir a ansiedade.

A Terapeuta Ocupacional destacou a importância de adotar ações para tornar as atividades do dia a dia mais organizadas, tanto em relação a rotina escolar quanto na rotina familiar, para isto, é fundamental que haja planejamento. Ela destacou um dos benefícios destas ações.

“A criança tem melhor desempenho e mais autonomia para realizar as atividades sozinhas. Isso favorece o crescimento pleno das crianças”, explicou Ana Luisa.

A autonomia citada pela especialista deve-se também ao autoconhecimento da criança. Ana Luisa destacou a importância da criança ter estímulos para que conheça os próprios sentidos no momento de interação com o mundo.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn