Unesp 2010 será realizado em duas fases

A seleção será feita em duas etapas, a primeira fase terá um dia e a segunda, dois dias, totalizando três dias de exame.

O vestibular 2010 da Universidade Estadual Paulista (Unesp), será realizado em duas etapas, a primeira fase terá um dia e a segunda, dois dias, totalizando três dias de exame. A mudança no processo seletivo foi aprovada nesta quinta-feira (19) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

De característica eliminatória, a primeira fase será uma prova de conhecimentos gerais, com 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área especificada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que inclui conhecimentos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, que avalia conhecimentos de Biologia, Física, Química, Matemática; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que inclui elementos de História, Geografia e Filosofia.

Serão convocados para a segunda fase os candidatos com as maiores notas em cada curso, à razão média de 4 a 6 por vaga. Esta fase será aplicada em dois dias. No primeiro, a avaliação será composta de 12 questões discursivas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e 12, também discursivas, de Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, os candidatos farão uma prova com 12 questões discursivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma Redação em Língua Portuguesa, gênero dissertativo. Cada um dos três dias de provas terá duração de 4h30.

De acordo com a professora Tânia Cristina Arantes Macedo de Azevedo, diretora acadêmica da Fundação Vunesp, responsável pelo exame, entre os objetivos a serem alcançados com as mudanças na seleção destacam-se o aprimoramento do processo, a conexão com o ensino médio e a ampliação da inclusão universitária preservando o princípio do mérito acadêmico.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn