USP cria cátedra inédita no Brasil

Na próxima quarta-feira (8/03), a reitora da USP (Universidade de São Paulo), Suely Vilela, e o secretário-geral do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), Christian Bode, assinarão o convênio de criação da Cátedra Von Martius de Estudos Alemães e Europeus. Será a primeira do gênero em uma universidade brasileira.

Ministrada por professores visitantes alemães, a cátedra oferecerá a estudantes, principalmente de pós-graduação, e pesquisadores a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em política, economia, cultura e história alemã e européia, além de abrir caminho para um futuro centro de estudos europeus.

A cátedra leva o nome do alemão Carl Friedrich Philipp von Martius que, em 1871, integrou uma missão científica bávara. Em três anos, viajou de São Paulo à Amazônia, onde coletou materiais para estudo. De volta à Alemanha, publicou Flora Brasiliense, obra com 15 volumes e três tomos, com os relatos sobre a viagem, a geografia e os costumes da população.

A cerimônia contará com a presença do cônsul geral da Alemanha em São Paulo, Hubertus Von Morr, além de reitores de universidades alemãs e representantes do DAAD.

Fonte: UOL

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn