Valorização da cultura e riquezas naturais é atrativo para alunos no Pico da Bandeira

Temperaturas de -7º a 30º, 6 horas de caminhada por trilhas na Mata Atlântica, acampamento em montanha a 2.000m de altitude e mergulho em cachoeira. Esses são alguns dos ingredientes do passeio ao Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó (divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo), que além de aula prática de Geografia, desperta para o trabalho em equipe e sucesso profissional.

Um grupo de 30 alunos do Colégio PROGRESSÃO embarca hoje, dia 8 de julho, às 23h, para uma aventura no pico mais alto em território brasileiro, o Pico da Bandeira. Acompanhados por professores e coordenadores, os alunos vão participar de uma viagem que exige preparação física e psicológica.

São 10 horas de viagem de ônibus até o Parque Nacional da Serra do Caparaó (MG), depois o embarque em Jeeps rumo ao início da trilha, depois são mais 3 horas de trekking; a chegada aos quase 2.000m de altitude indica a hora de colocar mão na massa e montar o acampamento. Três horas da manhã, uma temperatura média de 7º negativos sob a luz da Lua, hora de começar a segunda etapa da subida ao topo mais alto do Brasil. Na chegada a vista única brinda os aventureiros com o nascer do sol. A descida é motivada pela cachoeira que aguarda os aventureiros numa das diversas quedas d’água do parque.

Mais que um passeio de férias, o objetivo da atividade é despertar no jovem a motivação para o trabalho em equipe e a independência pessoal, já que a tarefa exige atenção e disciplina, além do caráter pedagógico que uma aula prática de geografia pode oferecer por entre diversas espécies de relevo e vegetação. Diante deste espírito aventureiro, outro detalhe fica para a valorização de coisas simples da vida, mostrando ao aluno os valores da cultura rural.

Esta é a segunda viagem que os alunos fazem ao Parque Nacional do Caparaó, a primeira foi em 2003; o Colégio Progressão é o único de Taubaté a levar alunos para um passeio naquela região.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn