VESTIBULAR: Abertas as inscrições para o Enem 2006

Começou nesta semana o período de inscrições para a 9ª edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os estudantes que já concluiram o ensino médio e os que vão terminar este nível de ensino em 2006 devem se inscrever até 2 de junho.

Este ano, a inscrição on-line (pela Internet) será liberada também para os concluintes do ensino médio, e não apenas para os egressos (alunos que terminaram esse nível de ensino em anos anteriores), como em 2005.

Assim como nos outros anos, estudantes da rede pública de ensino são isentos da taxa de inscrição. Inscritos da rede privada pagam R$ 35, com exceção dos alunos bolsistas que podem preencher a declaração de carência para ter direito à isenção da taxa.

Prova – O exame será aplicado no dia 27 de agosto. Uma boa nota pode garantir bolsas de estudos integrais ou parciais nas universidades não-públicas que participam do Prouni (Programa Universidade Para Todos), do Ministério da Educação. O desempenho do estudante na prova também é utilizado pelas universidades brasileiras como critério de seleção para ingresso na graduação.

A obrigatoriedade de apresentação de nota do Enem na disputa por uma das vagas do Prouni (Programa Universidade para Todos) fez a procura pelo exame dobrar no ano passado, chegando a três milhões de participantes.

Desse total, 900 mil concorreram às bolsas do programa, sendo que cem mil foram beneficiados. O Enem também é aceito por cerca de 500 instituições de ensino superior como critério (parcial ou total) para o ingresso em cursos superiores.

Outras informações podem ser obtidas no site do Inep – www.inep.gov.br.

Fonte: UOL

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn