2ª Guerra Mundial é assunto de aprofundamento no Curso

Por Gerson Monteiro

Focados num estudo mais aprofundado sobre a 2ª Guerra Mundial, suas causas e consequências, os professores Holanda, Paula e Robson apresentaram uma aula especial aos pré-vestibulandos. A aula realizada essa semana na Sala Multimídia garantiu aos 230 alunos, aproximadamente, uma interpretação dos fatos mais próxima ao conteúdo solicitado em vestibulares.

Caracterizados por roupas militares, os professores iniciaram a aula com uma dinâmica de grupo, em que chamou a atenção dos participantes para situações vividas na guerra, sob o tema Quem ganha e quem perde no computo final dos desvarios humanos: uma soma de várias guerras.

Para um melhor aproveitamento, o grupo de alunos teve aula em dias separados, dividos por turmas (3º colegial, Extensivo Manhã e Extensivo Noite). Segundo a professora Paula Guimarães, de Redação, em todas as turmas o

resultado foi o mesmo, “aprendizado através da experiência de viver as ideologias de uma guerra”. Para os professores Holanda Mendes Jr.(História) e Robson Salgado (Física), a aula focou assuntos como Hitler, Mussolini, Roosevelt, Goebels, Hiroshima, Nagasaki, Vietnã, Iraque; o homem e seus feitos.

 

– Questionamos e tivemos como resposta rostos estupefatos, comentários pertinentes e lágrimas que se somaram às nossas.

“Às vezes me sinto hipócrita por comer bem todos os dias, estudar na melhor escola, ter lazer e fingir que está tudo bem”, questiona uma das estudantes que deixou seu relato por escrito aos professores.

Já a pré-vestibulanda Roberta Kessy, acredita que a aula ajudou a despertar o sentimento nacionalista. “Ficamos sensibilizados com as imagens e nos fez rever alguns conceitos”, comenta Kessy.

“Cremos educação assim: uma somatória de infinitas possibilidades do aprender que se interlaçam e se abrem em outros caminhares, outras óticas, com um intuito único – almejar por transformações e por pessoas mais completas”, finalizam os professores.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn