Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Progressão

ACORDO: Alunos aceitam proposta da USP e desocupam a reitoria

Na noite de ontem (dia 21) os alunos que ocupam o prédio da reitoria da USP (Universidade de São Paulo) decidiram pôr fim à ocupação. A manifestação teve início em 3 de maio, quando um grupo de estudantes questionou a publicação no Diário Oficial de uma medida de transparência na prestação de contas da instituição proposta pelo Estado e a falta de diálogo com a reitora, Suely Vilela.

Foram quase 50 dias de ocupação e manifestações em diversas regiões da capital paulista. Estudantes de universidades públicas de todo o país também entraram no “apoio” ao grupo, promovendo manifestações e invadindo prédios das reitorias reivindicando melhorias na infra-estrutura e contratação de professores. Em algumas universidades a força policial foi chamada para o processo de reintegração de posse. Na USP, um pedido de reintegração de posse com o uso da Tropa de Choque da Polícia Militar chegou a ser autorizado pela Justiça – o que acabou não ocorrendo por conta de um acordo com os ocupantes.

Um Termo de Compromisso feito entre a reitoria e os estudantes possibilitou a desocupação do prédio – que deve ser formalizado hoje, dia 22, com a assinatura da reitora Suely Vilela. A carta com as concessões da reitoria não foi divulgada, mas conta com pontos, por exemplo, como a construção de mais moradias e liberação de verba para a melhoria das existentes, café da manhã e almoço aos domingos, ampliação de horários de ônibus interno do campus, entre outros.

Mais informações sobre a desocupação e os pontos do acordo podem ser conferidos nos sites:
Especial Folha de São Paulo – http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2007/ocupacao_na_usp/
Universidade de São Paulo – http://www.usp.br
Blog do grupo de ocupação da reitoria da USP – http://ocupacaousp.noblogs.org/