Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Progressão

Alunos visitam o Cavex em Taubaté

Alunos do Ensino Fundamental de Pindamonhangaba participaram de uma visita ao Comando de Aviação do Exército – Cavex, em Taubaté.

Os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental – Unidade Pindamonhangaba, participaram na última semana de uma visita ao Comando de Aviação do Exército – Cavex, em Taubaté.

Com objetivo de aprofundar o sentimento cívico dos nossos alunos e propiciar o conhecimento da tecnologia utilizada pelo exército, os defensores do território nacional. “Estou muito curiosa para ver os helicópteros”, disse Ana Júlia, aluna do 5º ano, que ficou empolgada com o passeio. “Nós somos o futuro do país”, afirmou Breno, aluno do 4° ano.

No local, militares realizaram uma palestra explicando a importância do Exército Brasileiro para a nação.

O “Batalhão Pantera”, como é conhecido pelos militares do Exército, está localizado na cidade de Taubaté-SP, próximo ao Parque do Itaim e utiliza, para o cumprimento de suas atividades militares, helicópteros dos modelos Pantera (HM-1) e Fennec (HA-1), todos de origem francesa. Criado em 17 Agosto de 1993, o 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) é uma das Organizações Militares mais operacionais do Exército Brasileiro. Em julho de 2000 o 3º BAvEx passou a integrar a Força de Ação Rápida Estratégica do Exército Brasileiro, cuja finalidade é atuar imediatamente em qualquer ponto do território nacional. “Dentro do Bavex, o maior valor que a gente ganha é a responsabilidade consigo mesmo”, salienta o soldado Allan.

A Unidade Aérea é empregada em missões de cunho especificamente militar e participa, anualmente, dos exercícios militares das grandes unidades e grandes comandos do Exército. Atua também em diversas atividades de caráter comunitário e de ações em conjunto com órgãos públicos, tais como: Na Operação Proarco, de combate às queimadas na região do “arco amazônico”; junto ao IBAMA, na Operação Mandacaru, que teve por objetivo o combate ao plantio de maconha no Nordeste, ambas realizadas em 1999; na Operação Gota, no ano de 2005, em apoio à FUNASA no estado do Acre e, recentemente no ano de 2006, na Operação ABAFA do Ministério da Defesa, em repressão ao roubo de armamentos no Rio de Janeiro.