Passei! E agora, o que eu faço?

Simulado prepara, mas a escolha da profissão é um processo subjetivo

O simulado do Sistema de Ensino Poliedro traduz aos alunos a realidade do mais concorrido processo seletivo do país, a Fuvest. Apesar da forte preparação, às vésperas dos vestibulares alguns estudantes ainda não sabem qual carreira seguir. O Ensino Médio é a etapa de maior indecisão, pois é a fase em que os alunos estão adquirindo maturidade e já se deparam com a responsabilidade de ter que definir a vida profissional.

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Progressão (Taubaté/SP), Cláudia Reda, a base para a escolha deve começar a ser formada logo no 1º ano do ensino médio. “Conversar com professores, conhecer pessoas da área desejada e ler a respeito da profissão podem amenizar o impacto na hora da decisão”, sugere. A coordenadora também indica o Guia do Estudante (disponível na secretaria das unidades do Progressão) como importante fonte de pesquisa para a carreira almejada.

O coordenador do curso pré-vestibular também avalia como “pesada” uma decisão somente no 3º ano. “Tem que ser uma decisão gradativa, escolher a área é o começo de tudo, depois partir para os cursos e ir eliminando os que não gostaria de cursar”, explica.

É no preparo dos alunos aos vestibulares mais “puxados” que o Progressão trabalha cada dia mais. No primeiro e segundo anos do colégio os estudantes fazem um simulado por bimestre. No terceiro ano a vida de vestibulando toma forma, são seis simulados no ano.

NOVIDADE – Para estudantes do ensino médio que desejam uma vaga em universidade pública mais concorrida, a partir de 2007 o Progressão passa a oferecer também o 3º ano Turma Medicina, um modelo diferenciado de ensino e 46 aulas semanais.

CICLO 5 / 2006 – O último simulado do Progressão-Poliedro registrou aproximadamente 220 vestibulandos. Muitos estudantes permaneceram na sala até o final do período, aproveitando ao máximo o tempo para resolução das questões.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn