As turmas do Ensino Médio das unidades Taubaté e Pindamonhangaba estão participando do projeto “Quantos mundos você precisa?”. A iniciativa dos professores Karyne e Auandro integra duas atividades desenvolvidas nas aulas de laboratório e tem o objetivo de conscientizar sobre o descarte correto do lixo bem como os impactos que a produção dos resíduos traz ao meio ambiente.
Em Taubaté, organizadas pelos auxiliares de coordenação, Dayana Radael e Gabriel Castro, as primeiras ações das atividades foram misteriosas e buscaram a integração dos alunos com a temática proposta. Durante os intervalos, alguns materiais recicláveis foram propositalmente espalhados pelo pátio do colégio buscando identificar a reação dos estudantes ao se depararem com o descarte incorreto. Ao lado dos materiais, que deveriam ser descartados, foi disponibilizado um QR Code para que os alunos acessassem as informações de descarte e tempo de decomposição daquele material na natureza.

“O projeto terá duas etapas. A primeira os alunos trabalharão toda a parte técnica, e na segunda eles vão criar ou construir alguma coisa pra solucionar o problema proposto pra eles que gira em torno de sustentabilidade e que trabalha com a ideia de resíduo e reciclagem”, disse o professor de Química, Auandro Oliveira, sobre o desenvolvimento da atividade.

Após os alunos reconhecerem o cenário como parte de uma atividade do colégio, os professores foram às salas de aula para introdução do projeto. “O nome do projeto começa com uma provocação, de quantos mundos a gente precisa pra viver? Quantos planetas nós temos?”, indaga a professora de Biologia, Karyne Maurmann, expondo a abordagem reflexiva da atividade.
No quarto dia do projeto foram colocados no pátio materiais recicláveis separados por categorias. Esses resíduos expostos eram referentes a uma única semana de consumo dos alunos. Durante a atividade, os professores conversaram com as turmas sobre a importância da separação do lixo. O projeto está em andamento nas unidades do Colégio Progressão buscando a conscientização no ambiente interno da escola e também a expansão deste conhecimento para a comunidade.
Confira o álbum de fotos:






